News Farma (NF) | Quais consideram serem os principais destaques e novidades do programa deste ano?
Suzana Calretas e Jorge Leitão (SC e JL) | A 4.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, manterá um formato semelhante às edições prévias, com 13 webinares entre setembro de 2025 e julho de 2026, sempre à quinta-feira pelas 20 horas, com a duração de 1h e 30 minutos (60 minutos de palestra e 30 minutos de discussão), com possibilidade de serem assistidos de forma síncrona ou assíncrona.
O programa base, que abarca todos os grandes temas da Hepatologia atual, mantém-se em face da boa aceitação que recolheu. As novidades estarão presentes em cada sessão: a escola propõe-se a ensinar as bases, mas também a mostrar o que de mais recente existe em cada uma das áreas.
NF | Em que medida esta Escola contribui para a atualização e formação contínua dos internos e especialistas das áreas envolvidas?
SC e JL | Em cada webinar teremos dois hepatologistas de referência na área abordada, palestrante e moderador. Será apresentado o “estado da arte” de cada tema, permitindo a atualização das diversas áreas com interesse na prática clínica da Hepatologia. O período de discussão será igualmente muito importante na medida em que permitirá aos alunos a colocação de dúvidas, bem como a troca de experiências e opiniões entre todos. Estamos em crer que esta interação será fundamental para o sucesso final.
NF | Como tem evoluído a adesão e o interesse dos participantes ao longo das edições anteriores?
SC e JL | A Escola Anual Virtual de Hepatologia tem vindo a registar uma adesão crescente e uma aceitação assinalável, como se comprova pelos 168 inscritos na última edição, maioritariamente internos de formação especifica de Gastrenterologia e Medicina Interna, mas também especialistas. As opiniões recolhidas entre os participantes dos anos anteriores, têm-nos dado estímulo para continuar.
NF | Há algum tema ou sessão que, na sua perspetiva, terá maior impacto na prática clínica diária?
SC e JL | Decorrendo mensalmente entre setembro de 2025 e julho de 2026, haverá oportunidade de abranger um conjunto alargado de patologias, refletindo a prática clínica desta área. Mesmo havendo temas referentes a patologias mais comuns, é nosso entender, que todas assumem importância clínica e em termos de formação.
NF | Quais são as principais expectativas da organização relativamente a esta 4.ª edição?
SC e JL | Desde logo, manter o elevado nível científico e a grande relevância, criados com as edições anteriores; depois, corresponder às expectativas dos formandos mantendo o retorno positivo obtido até agora; e por fim, manter e desenvolver esta iniciativa, que teve um papel pioneiro e que embora recente, assumiu já um lugar na formação continua na área da Hepatologia.
NF | Quais são as ideias-chave que gostaria que os participantes levassem para a sua prática clínica?
SC e JL | Que todos, começando naturalmente pelos mais novos, reforçassem o gosto e o interesse pela Hepatologia e encontrassem estímulo para manter uma atividade regular e de qualidade nesta área.