Inédito na área das doenças do interstício pulmonar, o encontro pretende promover a partilha de conhecimento, experiências e estratégias de acompanhamento clínico, reunindo especialistas de várias áreas, incluindo Pneumologia, Reumatologia e Medicina Geral e Familiar.
“As doenças do interstício pulmonar exigem abordagens multidisciplinares, formação e treino específicos e, escuta ativa das pessoas que vivem com estas patologias. Este encontro nasce dessa urgência e do compromisso da RESPIRA em consolidar uma abordagem próxima e humanizada entre os profissionais de saúde e os doentes”, afirma Paula Duarte, coordenadora do Núcleo das Doenças do Interstício Pulmonar da RESPIRA.
O programa inclui uma sessão com testemunhos de pessoas com várias doenças pulmonares intersticiais, com o objetivo de criar um espaço de inspiração, empatia e motivação para a audiência. Está também confirmada a presença da Direção-Geral da Saúde, através da coordenadora do Programa Nacional de Doenças Respiratórias, Cristina Bárbara, num dos painéis, reforçando a relevância institucional do encontro.
“Queremos ouvir e dar voz às pessoas com doenças do interstício. A sua vivência é essencial para a melhoria dos cuidados, da informação e das políticas públicas de saúde em Portugal”, conclui Paula Duarte.
A inscrição é gratuita mas também limitada, os interessados devem inscrever-se aqui.